sexta-feira, 24 de abril de 2009

“Alimentação e Saúde”

“Escola Municipal Professora Wanda Paim”
PROJETO: “ALIMENTAÇÃO E SAÚDE”
Público alvo: alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
Elaboração: Professora Aparecida Batista Baleeiro Silva.

Ø JUSTIFICATIVA: Considerando que, a má alimentação ou a falta de educação alimentar motivada principalmente pela ignorância dos princípios básicos da alimentação e por vícios de paladar é conseqüência de várias doenças como: obesidade, hipertensão, desnutrição, diabetes, enfarte, anorexia etc.
Partindo desse pressuposto, preparamos uma semana com atividades diversificadas para esclarecimentos do que é alimentar se bem e proporcionar os educando uma reflexão sobre seus hábitos alimentares.

Ø PROBLEMATIZAÇÃO: percebendo a falta de informação da nossa clientela sobre o que é uma “alimentação saudável,” ou o que é alimentar-se bem e os males que a má alimentação pode causar a nossa saúde.

Ø OBJETIVOS GERAIS:
¨ Orientar sobre as doenças causadas pela má alimentação;
¨ Esclarecer sobre a importância de uma boa alimentação.

Ø OBJETIVOS ESPECIFICOS:
¨ Orientar a criança dos hábitos da boa alimentação;
¨ Conhecer doenças causadas por uma má alimentação;
¨ Esclarecer sobre o aproveitamento dos alimentos pelo nosso organismo;
¨ Conhecer e identificar alimentos variados;
¨ Conhecer as fontes de onde vêm os alimentos que consumimos;
¨ Estimular os alunos a conhecer o valor nutritivo, das frutas, verduras e legumes;
¨ Conhecer as vitaminas e nutrientes existentes nos alimentos;

PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS
¨ Abertura do projeto Palestra com a nutricionista drª. Lisa, com os seguintes temas: O que é alimentar-se bem? E doenças causadas por maus hábitos alimentares.
¨ Leitura, pesquisa diferenciada: texto noticia livros, revistas internet e etc.
¨ Inferências;
¨ Dramatização;
¨ Visita à cantina;
¨ Relatório;
¨ Filme: (Os sem floresta)
¨ Visita ao sacolão/supermercado/mercado;
¨ Situações problemas;
¨ Produção de textos;
¨ Receitas;
¨ Cruzadinha;
¨ Letra de música;
¨ Jogos;
¨ Confecções de painéis;
¨ Caça palavras;
¨ Pesquisa;
¨ Charge;
¨ Entrevistas;
¨ Lanche coletivo.
Cronograma
Mês: Março Duração: 06 dias
Dias
Atividades
23/03
24/03
25/03
26/03
27/03
30/03
Recursos:
¨ Folhas mimeografadas e xerocadas;
¨ Caderno, lápis, preto e de cores;
¨ Revistas, jornais, tesourinha e cola;
¨ Quadro/giz;
¨ Cartolina;
¨ Livros didáticos;
¨ Frutas variadas;
¨ Textos informativos.

Avaliação:
A avaliação do conteúdo e do desenvolvimento dos alunos será feita através de observações e atividades orais e de registro.

Culminância: apresentações, dramatizações e exposição dos trabalhos dos alunos.
¨ Neste dia será servido um lanche especial para todos os alunos.

Referencias Bibliográfica:
REDESPIEL, Maria
Alfabetização Sem Segredos
Editora IEMAR
Volume I e II

PINTO, G.R E LIMA, R.C.V. O Dia-a-Dia do Professo
Produção de textos e Atividades Diversificadas
4ª EDIÇÂO, Vol.:7


“Sou tão melhor professor, quando consigo provocar o educando no sentido de que prepare ou refine sua curiosidade, que deve trabalhar com minha ajuda, com vista a que produza sua inteligência do objeto ou do conteúdo que falo.” (FREIRE, 1996)

Nenhum comentário: