sábado, 2 de maio de 2009

Atividades – "Língua Portuguesa"


Atividades – "Língua Portuguesa"
Objetivos:
. Ler e compreender o texto;
. Diferenciar fonema e letra;
. Grafar palavras com s, ss, sc, sç, xc;
. Identificar encontro consonantal, dígrafos, antônimo e sinônimos.
1. Leia:
Professor, leia o texto Aprisionando passarinhos, de Viriato Corrêa. In: Cazuza. São Paulo: Nacional, 1984.
Responda:
a) O que Ninico fazia para apanhar passarinhos?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
b) Quais as espécies de passarinhos que Ninico já havia apanhado?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
c) O que aconteceu quando o menino apareceu em casa com uma pombinha?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
d) Você concorda com a mãe do Ninico? Por quê?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
2. Reescreva as frases, substituindo as palavras ou expressões em destaque pelos seus sinônimos:
a) A mãe zangou.
b) Este é um filhote que ainda não tem penas.
c) O filho obedeceu prontamente.
d) Ele sabia fazer tudo. Era muito jeitoso.
3. Leia:
Os nomes de pessoas, animais, coisas e lugares são substantivos.
Um substantivo pode ser próprio ou comum.

Exemplo: menino. Este nome é comum a todos os meninos que existem.
Substantivo próprio indica os nomes de poucos seres de cada espécie.
a) Cite três exemplos de substantivos comuns.
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
b) Cite três exemplos de substantivos próprios.
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
4. Complete:
a) A reunião de consoantes na mesma palavra é chamada de ____________
b) Cada consoante representa um ___________ diferente.
c) Pode ocorrer na __________ sílaba ou em sílabas _________.
d) _________ é o encontro de duas letras que representam um _________ fonema.
e) Dígrafos que ficam ____________ na sílaba: lh, nh, ch, gu, qu.
f) Dígrafos que ficam em sílabas __________: ss, rr, sc, sç, xc, xç.
5. Complete as palavras com s ou ss:
a) ca ___ aco
b) a ___ oalho
c) ga ___ o ___ a
d) mi ___ a
e) a ___ entar
f) pê ___ ego
6. Complete as palavras com sc, sç, ou xc:
a) de ___ er
b) e ___ elente
c) decre ___ ente
d) flore ___ er
e) cre ___ o
f) exce ___ o
7. Escreva o antônimo das palavras abaixo:
a) subir
b) paciente
c) possível
d) crescente
e) excelente
f) poente
8. Procure em revistas e jornais palavras com s, ss, sc, sc, xc, recorte-as, junte-as com as dos seus colegas e monte um painel coletivo com todas as palavras encontradas.
Importante: Você e seus colegas devem fixá-las no painel em ordem alfabética e com o respectivo significado.
Para isso, use o dicionário como fonte de pesquisa.

Respostas:
1.
a) Ninico armava arapucas.
b) Pomba rola, corrupião, graúna, xexéu.
c) A mãe ralhou com ele porque a pombinha era ainda filhotinho.
d) Resposta pessoal.
2.
a) A mãe ralhou.
b) Solte-o. Este é um filhote implume.
c) O filho obedeceu imediatamente.
d) Ele sabia fazer tudo. Era muito habilidoso.
3.
a) Resposta pessoal
b) Resposta pessoal
4.
a) encontro consonantal
b) fonema
c) mesma – separadas
d) Dígrafo – único
e) juntos
f) separadas
5.
a) casaco
b) assoalho
c) gasosa
d) missa
e) assentar
f) pêssego
5
Atividades – Português
4ª Série – (5º ano) – Uni 1
6.
a) descer
b) excelente
c) decrescente
d) florescer
e) cresço
f) excesso
7.
a) descer
b) impaciente
c) impossível
d) decrescente
e) péssimo
f) nascente

Nenhum comentário: